PROJETO LIE

28/06/2010

Tema: PROJETO DE INFORMÁTICA - Fazendo Amizade com o Computador.
Diretora Luzimar e Cood. Arlene

Cursista Lucimeire



Mudar é uma escolha. E não é uma escolha fácil, porque realmente exige trabalho para inverter a nossa negatividade. Mas,continue firme com a escolha que fez, e verá a mudança acontecer. 

Paulo Coelho

Um dos desafios deste novo milênio é democratizar a informação, possibilitando o desenvolvimento de toda sociedade. Este desafio encontra alguns obstáculos como, por exemplo, o domínio de técnicas de informática, associando-as a uma visão ética do mundo.
Vendo a necessidade das empresas de contratar profissionais com experiência na área da informática, este curso pode proporcionar através da inclusão digital dos funcionários e ampliação conhecimentos informáticos não assimilados.E assim beneficiá-los numa profissão, na sociedade e na reintegração familiar e no envolvimento comunitário dos alunos, assim transformá-los em profissionais atualizados para um futuro próximo, podendo contribuir para diminuir o nível de exclusão social.
Foi neste espaço escolar  resolvemos colar em prática nosso projeto  envolvendo todos os funcinários administrativos, auxiliares de serviços  gerais e merendeira a ampliação seus connhcimentos informáticos.
O encerramento foi no de 28 de junho de 2010, no Laboratorio Informatica Educacional - LIE, com a presença de vários professores, coodernadora Arlene e nosssa Diretora Lizumar. Onde os cursista foram diplomados e fizeram a presentação de seus trabalhos durante o curso.  Nós Dinamizadoras Valkiria e Simône agradecemos a participação da Coodenação desta unidade escola pelo a apoio durante o desevolvimento do " Projeto de informatica - Fazendo Amizade com o Computador".


Cursista Ozeni e seu certificado !
 Dinmizadora Simône agradecendo o
apoio da coordenação.





02/12/2010

O mundo da Tecnologias e os Caípiras





29/06/2010

PROPOSTA DO PROJETO:
“ Fazendo amizade com computador “

1. Identificação
Nome dos cursistas:

SIMÕNE MARIA S. FALEIRO
VALKIRIA ANTONIA DE AZEVEDO SILVA

Nome da Escola:Escola Municipal Ana Morato Cidade: Córrego do Ouro

Série: Todos os funcionários de serviços gerais

Número de alunos: 15 alunos Duração: 1 mês

Professores envolvidos:
Diretora Luzimar
Coordenadora: Arlene
Prof:
Dinamizadora: Simone
Dinamizadora : Valkiria



2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema

Segundo Piaget, todos os homens são inteligentes, e essa inteligência serve para buscar e encontrar respostas para seguir vivendo. Por isso mesmo a inteligência apresenta duas condições inerentes ao ser vivo: a organização e a adaptação em um mundo em constante transformação.

(Integração das Tecnologias na Educação)

A Informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vêm aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia.
Houve época em que era necessário justificar a introdução da Informática na escola. Hoje já existe consenso quanto à sua importância. A aprendizagem nessa área é realmente fundamental, para que os sujeitos sejam capazes de desenvolver as habilidades e competências, necessária interação com o mundo e não apenas o exercício de uma dada profissão.


O que instiga / mobiliza a fazer o estudo?

3. Justificativa
Um dos desafios deste novo milênio é democratizar a informação, possibilitando o desenvolvimento de toda sociedade. Este desafio encontra alguns obstáculos como, por exemplo, o domínio de técnicas de informática , associando a uma visão ética do mundo. .
Vendo a necessidade nos dinamizadoras da Escola M. Ana Morato resolvemos proporcionar aos nossos funcionários de serviços gerais, experiência na área de informática educacional, este curso pode proporcionar através da inclusão digital dos funcionários e ampliação conhecimentos informáticos não assimilados. E assim beneficia-los numa profissão, na sociedade e na reintegração e no envolvimento com outros alunos, assim transforma-los em profissionais atualizados para um futuro próximo, podendo contribuir para diminuir o nível de exclusão social.




Por que?

4. Objetivo (s)

O projeto Fazendo amizade com o computador, apresenta de levar conhecimento de informáticos aos funcionários serviços gerais tendo como intuito educar e abrir possibilidades de inserção dos mesmos no mercado de trabalho.

- Desenvolver atividades voltadas á informática e acesso ao pacote do Office, Editor de textos ( Word), Editor de apresentação (Power Point), Internet Explorer.

- Oferecer ferramentas que possibilite ao aluno desenvolver seu próprio atividade que são no computador.

- Promover o fortalecimento da auto –estima e desenvolver o espírito critico de cada aluno.

- Apresentar as formas de construção de do conhecimentos , através de uso adequando das novas tecnologias da informação e da comunicação.

O que vamos fazer?

5. Conteúdos

Introdução á informática: 2 aulas

- o que é um computador?
Um computador é uma máquina de armazenamento e processamento de dados , cálculos em grande escala, desenhos industrial, tratamento de imagens gráfica realidade virtual, entretenimento e cultura. Com a Internet, o Computador começou a ter cada vez mais utilidades e tem vindo a ter cada vez mais pessoas e fazer uso dela.
Sistema operativo é um programa ( Sftware) ou um conjunto de programas cuja função é servir de interface entre um computador e o usuário.

O que é o Hardware?
É a parte física do computador. Composta por circuitos, cabos e placas.

O que é Software?
É uma aplicação, um programa do computador, que permite executar uma determinada tarefa.

Apresentação do acessórios do computador ( mouse, teclado, tela, gabinete, estabilizador , etc)

Exercícios práticos.

Windows: 2 aulas

Apresentação área de trabalho e seus acessórios;
Windows Explorer:
Como cria pastas
Exercício práticos.

Word: 3 aulas

Introdução ao Word:
Digitação
Acentuação
Tecla de atalho ( copiar e colar)
Formatação de textos básicos
Tabelas
Colunas
Figuras e imagens
Exercícios práticos.

Internet Explorer : 2 aulas

Apresentação do Barra de endereços:
Conhecer google;
Leituras de jornais e conhece novos lugares;
Busca de imagens.
Exercícios práticos

Power Point: 2 aulas

Apresentações de noções básicas;
Cria uma apresentação;
Inserir efeitos de animações , imagens;
Exercício práticos



Quais Conceitos? (por ex: Língua portuguesa: diferentes tipo de gêneros textuais)

6. Disciplinas envolvidas

Texto reflexivos;
Músicas;

7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma

A aulas serão semanais com duração de 2 horas sendo com 45 min cada, logos apos o recreio.


1° momento
Inicar com videos, ou músicas, mensagens ou fala de autores importantes como Augusto cury , entre outro no youtebe: http://www.youtebe.com

2° momento
Tempo de aluno conhecer o computador, acessar jogos educativos para melhoar sua coodenação motora com o muose.

3° momento
Aula teórica.

4° momento:
Execicios práticos.

5° momento
Dúvidas da aula. E Socialização dos Trabalhos.




Como será desenvolvida cada ação? Onde? Quando? (ações prévias)

8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Todas a aulas serão ministradas no laboratório de Informática educacional - LIE.


9. Registro do processo
Quando fizemos o convite todos os funcionários aceitaram participar desta experiência.
As atividades que ele fizeram foi construído um power point, que esta no blog da escola na página com mesmo nome do projeto fazendo amizades com computador.
Endereço do blog é : http://escolaanamorato.blogspot.com


Cada ação será registrada em um caderno, blog, diário de bordo...

10. Avaliação e Resultados esperados

A corrida para a excelência não tem linha de chegada.
David Rye


Como dinamizadora concordo com Esta frase “o novo ambiente de rede permite, viabiliza e deixa brechas”(Marcos Cavalcanti)... Só fato de ter vários espaço tecnológico não gera conhecimentos tudo deve ser direcionado e bem planejado, conhecer o conteúdo é primordial para o sucesso de uma aula.
È como diz Sveiby (1998), o conhecimento, tem uma qualidade dinâmica refletiva em verbos como aprender, esquecer, lembrar e compreender... E esse verbo são ações presentes em nossas vidas. Esta frase defini bem todo o percurso que percorremos até aqui. Avaliação aqui será na mudanças de atitudes de nossos funcionários, e processo contínuo e acumulativo levando em consideração o aluno como um todo e, sua bagagem cultural e as diferenças individuais.

11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado

Fizemos uma simbólica formatura no Laboratório de Informática Educacional - LIE para os alunos com certificados e uma lembrança de sua horas de estudos (foto do cursista). Tudo foi registrado no power point. Que esta no Blog: http://escolaanamorato.blogspot.com

12. Referências Bibliográficas

http://www.centrorefeducacional.por.br/
http://www.youtebe.com
http://frasespensador.com.br
http://notapositiva.com/trab
http://escolaanamorato.blogspot.com