MURAL DE RECADOS NA
SALA DE AULA.
Os projetos de leitura e escrita são fundamentais para a organização da
prática de ensino de Língua Portuguesa.
Esse exercício é muito importante no processo de produção de textos que
circularão nas instâncias públicas de linguagem, objeto fundamental de
trabalho na escola.
Ao entrar na escola, a criança independentemente do domínipo da palavra
escrita já é capaz de falar sobre sua experiência e o mundo que a rodeia.
Essa expressão é a manifestação de uma leitura da realidade, que já faz e
continua fazendo, dentro e fora da escola. Percebendo isso, então, a escola
não quer desprezar tal fato a proporção de receber e tratar o educando como
um ser inexperiente, desprovido de qualquer conhecimento e de capacidade
de expressá-los, feito pelo contrário, deve tornar-se um ambiente motivador e
estimulador no sentido de desenvolver nela o interesse, sempre crescente,
pela leitura e escrita, a capacitá-la a interpretar e refletir o início que a cerca
como requisito da aprendizagem. Entretanto, a escola contribuindo no
processo de desenvolver a leitura interpretatva e escrita os alunos 1° ano"B"
turno matutino turma da professora Elizangela. Portanto, nem sempre dizer
que ela restringe somente a tarefa exclusiva de proporcionar o ensino da
leitura em toda plenitude a sua clientela, uma vez que se trata de uma prática
contínua da escola e fora dela, mas sim, de iniciar suas atividades de leitura e
de escrita de uma forma automática, isto é, limitar-se à decodificação dos
sinais gráficos da nossa língua, porém que sejam atividades que
proporcionem agradáveis e interessantes aprendizagens para os educandos
no intuito de que esta também possa ler o seu meio e interpretar a realidade
que os cercam e maneira inteligente, consciente e crítica.
Estimando e tirando medidas
Objetivos:
- Explorar diferentes unidades de medida e instrumentos de uso social para medir comprimento.
- Resolver problemas que envolvem determinar medidas usando o centímetro e o metro como unidade de medida.
Para que as crianças tenham necessidade de utilizar unidades de medida convencionais, é interessante que a situação envolva a comunicação de uma medida para outra pessoa. Tudo isso foi desenvolvido na sala da professora Geralda, 2°ano "A", com apoio de Senhor Antonio Neves (Donseca). Todos os alunos fizeram uma tabela e gráficos com os valores de peso e altura de toda a turma. No final a professora aproveitou os dados resolveu algumas atividade (problemas)com os alunos.