Formação - Pró Letramento

Turma Língua Portuguesa, tutora Francisca Barbosa
Turma Matemática , tutora Renata Silva
13/12/2010, teve inicio o curso Pró - Letramento  na Escola M. Ana Morato, com participação Escola M. de Carmolândia e Escola M. Casa da Criança Alegre.




Programa de Formação Continuada para Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental .




Programa de Formação Continuada para Professores Alfabetizadores é proposto pelo Ministério da Educação e Cultura e é desenvolvido em parceria com as secretarias estaduais e municipais de ensino, perfazendo uma carga horária de 84 horas presenciais e 36 horas semipresenciais, perfazendo uma carga horária total de 120 horas.
A formação tem como objetivo é Implementar Formação Continuada nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática como forma de subsidiar a prática pedagógica, objetivando alcançar resultados positivos de aprendizagem.

Objetivos do Pró-letramento:

· Oferecer suporte à ação pedagógica dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental, contribuindo para elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem de matemática;
· Propor situações que incentivem a reflexão e a construção do conhecimento como processo contínuo de formação docente;
· Desenvolver conhecimentos que possibilitem a compreensão da matemática e da linguagem e seus processos de ensino e aprendizagem;
· Contribuir para que se desenvolva nas escolas uma cultura de formação continuada;
· Desencadear ações de formação continuada em rede, envolvendo Universidades, Secretarias de Educação e Escolas Públicas dos Sistemas de Ensino.
O matérial didático está disponivel no portal do mec: http://portal.mec.gov.br.Você pode obter mais  informção  sobre este curso no mesmo site.
Na abertura foi passado um video educativo da youtube:  http://youtube.com "O Menino Urubu".O menino urubu é a história de uma criança encontrada num lixão por um casal de urubu o qual a adota e a cria no contexto da espacialidade amazônica com suas perculiaridades e inerências. No seu processo de crescimento, a criança estabelece uam relação de aprendizado com o mundo cheia de descobertas e desafios...


Trabalho Em Equipe.


Francisca Barbosa

Renata Silva

Valkiria Antonia

Professores da rede municipal
 










Na semana pedagógica nos dias 24 e 25/01/2011iniciou os curso do pró-letramento para as turmas de matemática com o tema:Avaliação da aprendizagem em Matemática nos Anos iniciais, e português com o tema:Alfabetização e Letramento, onde tivemos a oportunidade de sanar algumas duvidas ao ouvir exemplos de colegas e esclarecimentos por parte das tutoras Francisca Barbosa e Renata Silva.Também foi dada a oportunidade para a apresentação de mais um curso Programa Formação pela Escola pela tutora Valkiria Antonia.